- EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR Instruções: Descrever o resumo do conteúdo conceitual do CC na forma analítica, compreensiva ou mista. Conhecer criticamente teorias e perspectivas dos conceitos de Desenvolvimento Humano e Social, promovendo estudo abrangente das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como suas estruturas práticas e simbólicas, contemplando macroprocessos de mudança social, crescimento econômico e desenvolvimento humano, com foco no contexto regional.
- OBJETIVO(S) GERAL(IS) DO COMPONENTE CURRICULAR: Instruções: Apontar os objetivos a serem alcançados com o CC, descrevendo em termos de desempenhos observáveis. Iniciar a frase com um verbo no infinito e apresentar apenas 1 (um) objetivo por frase. • Discutir os diversos conceitos associados a desenvolvimento e seus impactos nas sociedades. • Problematizar o conceito desenvolvimento a luz das demandas socioculturais existentes nas Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. • Debater as dimensões do desenvolvimento regional e nacional. • Analisar o papel das universidades, em geral, e da UFSB, em específico, para o desenvolvimento regional e local. • Refletir sobre formas de intervenção nos problemas locais, buscando possibilidades de soluções aos mesmos.
- METODOLOGIA: Como metodologia serão utilizadas leitura e discussão de textos, rodas de conversa, análise de casos, trabalhos em grupo, pesquisa de campo, seminários buscando a construção crítica do saber dos estudantes sobre os temas abordados. DISCRIMINAÇÃO DAS UNIDADES (TEMAS/CONTEÚDOS): I)
Módulo 1: Universidade e Desenvolvimento.
• Discutir o papel da universidade e suas contribuições em relação ao desenvolvimento local e
regional.
• Discutir e compreender as diferentes concepções de desenvolvimento e seus impactos na formulação
de políticas setoriais.
II)
Módulo 2: Sociedade, Mercado, Estado.
• Debater os pressupostos teórico sobre desenvolvimento no Brasil
• Discutir sobre a relação entre Estado, Sociedade e Mercado no que tange o desenvolvimento
regional e nacional.
III)
Módulo 3: Comunidade, Políticas Públicas e Mobilização Social
• Identificar os conflitos locais e regionais que tangem o desenvolvimento (ex.: conflitos agrá-
rios, conflitos com as comunidades indígenas, agricultura familiar, dentre outros).
• Colaborar como o debate sobre desenvolvimento regional, a partir do levantamento dos conflitos
e possibilidade de construção de propostas ao desenvolvimento local e regional.
• Debater com a sociedade regional a noção de desenvolvimento, políticas públicas e mobilização
social
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